quinta-feira, dezembro 15

Mestre Jigoro Kano

Jigoro Kano (em japonês 嘉納治五郎, Kanō Jigorō) foi o fundador da arte marcial judô e responsável pela reforma do jujitsu.

Idealizado e desenvolvido por Jigoro Kano, o Judo se tornou um dos mais conhecidos esportes do mundo. O combate esportivo de Jigoro Kano trazia a essencia do esporte em sua criação.
Primeiro japonês a fazer parte do Comite Olimpico, Kano sempre lutou para que o Japão fosse sede dos Jogos. Fato que só aconteceu após sua morte, nas olimpiadas de Tóquio 1964, ano em que pela primeira vez a luta criada por Jigoro Kano esteve no programa Olimpico.
Atualmente o Judo é um dos esportes olimpicos, presente regularmente na programação do evento desde 1972.
 Lamentavelmente a 04 de maio de 1938, morre Jigoro Kano de problemas pulmonares, a bordo do transatlântico "Hikawa Maru", quando voltava do Cairo, onde havia presidido a assembléia geral do comitê internacional dos jogos olímpicos. Não houve para ele tempo de assistir a Universidade do Judô, mas tinha certeza da sua perpetuação. "Quando eu morrer, o Judô Kodokan não morrerá comigo, porque muitas coisas virão a ser desenvolvidas se os princípios de minha arte continuarem sendo estudados".

Um comentário:

  1. ONDE A DISCIPLINA E O RESPEITO, FORAM UNS DO ÍTENS ADOTADOS POR ESTE MESTRE, QUE A DEFESA AS VEZES É MELHOR QUE O ATAQUE, E ATÉ HOJE, ESTE ESPORTE ESTÁ SENDO BASTANTE DIFUNDIDO, PRINCIPALMENTE NO BRASIL, QUE É A SEGUNDA PÁTRIA DOS JAPONESES.
    JÁ PRATIQUE EM MINHA INFÃNCIA E ME AJUDOU MUITO NA MINHA DISCIPLINA.

    ROGÉRIO
    DIADEMA - SP

    ResponderExcluir

Comentem!